Macaíba; Profissionais do Centro Municipal de Reabilitação participam de treinamento para tratamentos com laser



 Os fisioterapeutas do Centro Municipal de Reabilitação José Vicente da Silva, participaram na tarde desta quarta-feira, 29, de um treinamento para a utilização de lasers nos tratamentos fisioterápicos. Os lasers podem ser aplicados em lesão de fase aguda e fase crônica, como bursite, lesão no tendão patelar (lesão no joelho), lesão de calcanêo, fascite plantar (dor na sola dos pés).

De acordo com a fisioterapeuta da equipe e-mult (com atuação nas unidades básicas de saúde), Erotildes Soares, o laser é um recurso ‘padrão ouro’ na fisioterapia, com efeito anti-inflamatório, cicatrizante, circulatório, analgésico e de regeneração, pois consegue atingir as camadas mais internas, com respostas imediatas nas lesões nos tendões.

“Com este recurso, a gente consegue uma resposta mais rápida do paciente e otimiza o tratamento. O laser possibilita regenerar os tecidos em poucas sessões e diminui o processo inflamatório, pois potencializa o efeito da terapia”, disse.

A fisioterapeuta disse ainda que a utilização do laser possibilita diminuir a espera por atendimento. “Os pacientes não ficam no ciclo vicioso, de passar pelo tratamento, não terem o resultado esperado e retornam para a fisioterapia. O laser faz o reparo do tecido e faz a regeneração”.

Para o fisioterapeuta Josicleiber Medeiros, com esses equipamentos de alta tecnologia vamos favorecer melhor a população. “Nós temos muitas patologias que precisam ser tratadas com urgência, e só através desses aparelhos de laser, nós vamos poder sanar as dores e inflamações crônicas que os equipamento que tínhamos não favoreciam”.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais