Cultura de Macaíba lança edital com oportunidades para grupos teatrais e folclóricos



No sentido de fortalecer a rica tradição cultural dos grupos teatrais e folclóricos no município, a Prefeitura de Macaíba publicou na sexta-feira (22/03), em seu Diário Oficial Eletrônico, Ano IV – N° 1425, a partir da página 02, um edital para o credenciamento de grupos e/ou companhias de teatro e grupos folclóricos. 



De acordo o documento, elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), os espetáculos teatrais deverão ter propostas destinadas à realização das peças Paixão de Cristo, Auto da Conceição, Auto do Solar e Auto do Natal, selecionadas, individualmente, mediante análise da proposta por comissão devidamente designada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Macaíba.



Em relação aos grupos folclóricos, as apresentações poderão acorrer em espaços como escolas, pontos de cultura, praça pública, em festejos relacionados às datas comemorativas, entre outros espaços públicos e culturais do Município. Os valores para promoção de apresentações ou espetáculos irá variar entre 1.000 e 30.000 reais. 

“A ideia de lançarmos o edital foi para justamente darmos um espaço ao setor teatral macaibense, que pedia há tanto tempo esse espaço. Então, abrimos esse edital de credenciamento não só para grupos de teatro, mas também para grupos folclóricos, que poderão ser remunerados em suas apresentações via Poder Público.”, relatou o titular da SMCT, Sérgio Nascimento.



O referido edital permanecerá aberto para recebimento dos envelopes pelo prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data da sua publicação. Os detalhes sobre a efetuação de inscrições podem ser conferidos no próprio documento, que pode ser acessado através desse link: https://macaiba.rn.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/DOMM-1425-2.pdf. A iniciativa inédita faz parte de um conjunto de ações voltadas para o incentivo à cultura local da parte da gestão municipal do prefeito Emídio Júnior.


Imagem: Edeilson Morais