Prefeitura de Macaíba inicia distribuição de mais 55 toneladas de pescado para a Semana Santa



Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (26/03), começou a entrega do programa Peixe do Povo, da Prefeitura de Macaíba, mediante a Secretaria Municipal de Trabalho Habitação e Assistência Social (Semthas). Nesta Semana Santa de 2024, serão distribuídas cerca de 55 toneladas de pescado do tipo corvina para milhares de famílias macaibense em áreas urbanas e rurais do município. Cada beneficiário tem direito a receber 2kg de peixes congelados e devidamente embalados.

A entrega está sendo realizada em três dias, através de um amplo trabalho em equipe que conta com mais de 200 colaboradores. Ontem e hoje, quarta-feira (27/03) recebem os moradores da zona rural e do bairro Bela Macaíba e adjacências (área de extensão urbana). Amanhã, quinta-feira (28/03), será a vez da população da zona urbana e de Mangabeira e comunidades circunvizinhas (área de extensão urbana). O cronograma completo pode ser conferido detalhadamente nas redes sociais da Prefeitura. 



Este é o terceiro ano consecutivo em que acontece esta ação, retomada na atual gestão do prefeito Emídio Jr., com vistas a resgatar uma tradição da cidade que não acontecia há seis anos e garantir a segurança alimentar das famílias mais carentes nesta época tão celebrada pelos cristãos. O programa Peixe do Povo é destinado para pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social, registradas no Cadastro Único (CadÚnico). 



“Nós sabemos o quanto é importante ter na mesa o peixe. Então, a Prefeitura de Macaíba, com toda a sua visibilidade, traz esse programa para o povo na Semana Santa. Está sendo gratificante demais ver as pessoas recebendo o seu peixe, sabendo que vai levar para sua família, para que todos tenham uma Páscoa com dignidade. Agradeço a toda essa equipe empenhada e dedicada que está dando o seu máximo para essa entrega do peixe, tanto na zona rural quanto na zona urbana.”, declarou a titular da SEMTHAS, Raquel Barbosa. 



Por sua vez, o secretário adjunto, Eriberto Freire, explicou que o programa Peixe do Povo é eminentemente municipal, custeado com recursos próprios do município, beneficiando toda a população de Macaíba que estiver dentro dos critérios estabelecidos para o recebimento do pescado (os quais constam nas publicações da Prefeitura sobre o tema). Foram licitadas 55 toneladas, que estão sendo distribuídas para mais de 30 mil famílias.

Residente em Cajazeiras, a agricultora Rosângela Fernandes foi uma das muitas beneficiárias do distrito que foram receber o pescado na manhã de hoje, no ponto de distribuição situado na Creche Gétulio Nóbrega, onde relatou: “É muito bom a gente ter o peixe na nossa mesa na Semana Santa. Muitos não têm o dinheiro pra comprar. Deu tudo certo! Vou fazer um bom pirãozinho.”.


Imagem: Edeilson Morais