Prefeitura de Macaíba intensifica uso do fumacê portátil no combate ao aedes aegypt




A Prefeitura de Macaíba está intensificando as ações de prevenção e combate ao mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue, chikungunya e zika com o fumacê portátil (bloqueio químico - UBV) em várias localidades da cidade.  



Segundo a coordenadora do Centro de Endemias, Fabíola Juvino, já foram realizadas 27 operações de aplicação do inseticida com UBV, no Centro, no Campo das Mangueiras, Vilar, Campinas, Rua do Fio, Recanto Verde, Ferreiro Torto, Mangabeira e Guarapes. “A medida é recomendada quando há casos de suspeita de arboviroses notificados na localidade”, explicou.



Fabíola destaca ainda, que mediante as notificações, é possível nortear as ações com o fumacê portátil com inseticidas para quebrar a cadeia de transmissão do vetor. “Quando o munícipe está com sintomas clínicos com suspeita de arbovirose deve notificar a qualquer equipamento de saúde. A notificação vem para o setor de Endemias e a gente faz o bloqueio”. 


A coordenadora informa ainda que se a pessoa apresentar quaisquer sintomas de febre, dor nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo, deve procurar atendimento médico, para a suspeita ser notificada e o paciente ser avaliado. “Manter os ambientes limpos, depósitos fechados, evitar acúmulo de lixo em terrenos baldios são as melhores formas de combater as arboviroses”, finalizou.


Imagem: Edeilson Morais