Educação de Macaíba debate inclusão, avaliação e alfabetização em Seminário nos dias 24 e 25



Acontece nos dias 24 e 25 de julho, no Arco-íris Recepções, a terceira edição do Seminário Educação Macaibense em Movimento, intitulado "Educação no contexto atual: desafios e perspectivas para garantir a equidade". O evento reunirá educadores de diferentes áreas e etapas de ensino, promovendo um ambiente colaborativo, possível de discutir e aprofundar temáticas relevantes que permeiam a educação com os eixos temáticos avaliação, alfabetização, recomposição de aprendizagens, educação ambiental, educação digital e inclusão.



O primeiro dia contará com as palestras: "O processo avaliativo e os seus impactos nas práticas pedagógicas", "Engajamento e estratégias de motivação para participação de avaliações externas e seletivas", "A leitura e a escrita como processos formativos e holístico dos estudantes e a cultura sustentável e o futuro do planeta" e "A cultura sustentável e o futuro do planeta".


No segundo dia, as palestras serão: "A educação digital- A implementação da PNED nas redes de ensino", "A alfabetização e a recomposição de aprendizagens", "A inteligência artificial no contexto educacional: demonstração prática do uso de ferramentas" , "Estudantes com necessidades educacionais específicas: pensando o ensino e aprendizagem na perspectiva da inclusão" e "Práticas e Rotinas na educação infantil".


O secretário Municipal de Educação, Ademar Júnior, destacou o compromisso da gestão em seguir fortalecendo essa política, ouvindo os profissionais, respeitando seus saberes e criando oportunidades reais de desenvolvimento."Estamos construindo uma rede de aprendizagem colaborativa, em que o conhecimento circula, se atualiza e se transforma em práticas pedagógicas mais eficazes e humanas. Esse movimento formativo é essencial para garantir uma educação pública de qualidade, referenciada, que promova equidade e cidadania", disse Ademar.