O projeto "Contando histórias e botando boneco", da Trotamundos Cia de Artes, tem duas apresentações gratuitas em Macaíba nesta sexta (05/09), às 9h e às 14h, no auditório da Casa de Cultura Popular Nair Mesquita. O espetáculo é uma realização do Minc, Governo Federal e tem o apoio do Governo do Estado, SECULT e FJA, por intermédio do Programa Aldir Blanc de incentivo e fomento à Cultura. A iniciativa oferece ao público estudantil uma justa homenagem ao Mestre do Teatro de João Redondo, Chico Daniel.
Como bem sugere o título, o projeto mistura linguagens tradicionais do nosso rico patrimônio cultural, ambas originárias da tradição oral. "Botar bonecos era o que fazia com maestria o saudoso Chico Daniel. Nesta semana, na qual de comemora o seu aniversário, a Trotamundos une seu ofício maior de preservar e divulgar a oralidade através das contações de histórias, trazendo ao público um momento de
afetividade e memória", explica a atriz, autora e contadora de histórias, Anna Celina.
Serão apresentadas as histórias de autoria de Anna Celina: “O encantador de Bonecos” e “A flor do mamulengo”, com a participação de Beto Vieira, seguidas pela brincadeira de João Redondo de Josivan de Chico Daniel, filho herdeiro do velho mestre, com “As presepadas de Baltazar”. O projeto integra ainda as comemorações de 25 anos de fundação da Trotamundos Cia de Artes.
O projeto começou a semana, nesta segunda (01/09), com apresentações no
Núcleo de Educação Infantil da UFRN, amanhã estará na Escola Estadual Roberto Rodrigues
Krause (Parnamirim), na quart-feira no Lar Fabiano de Cristo (Felipe Camarão, Natal) , quinta-feira em São Gonçalo do Amarante, encerrando a programação em Macaíba, onde Chico Daniel fincou raízes e passou longos anos de sua vida.