Na tarde da última quarta-feira (27), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e o Corpo de Bombeiros Militar do RN realizaram uma ação solidária na Comunidade Quilombola de Capoeiras, localizada no município de Macaíba. Durante o evento, foram promovidas palestras sobre temas como violência contra crianças e adolescentes, orientações sobre canais de denúncia e dicas de primeiros socorros para crianças do ensino fundamental. Além disso, foram distribuídas lancheiras contendo mensagens de conscientização sobre a proteção da infância e informações sobre os meios de denúncia.
A iniciativa contou com a participação de equipes do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Macaíba, da 23ª Delegacia de Polícia (DP) de Extremoz, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Macaíba e do Corpo de Bombeiros Militar.
A ação contou com a presença do delegado Ricardo Eduardo (DPGV), da delegada Anna Beatriz (23ª DP), da delegada Maria Izabel (DEAM/Macaíba), do tenente-coronel Daniel Farias (Corpo de Bombeiros) e da assistente social Adilla Albano (CREAS).
"Operação Hagnos"
A atividade integra a "Operação Hagnos", uma iniciativa nacional promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A palavra "Hagnos", de origem grega, significa "santo", "sagrado" ou "puro". A operação, realizada ao longo de novembro, é coordenada no estado pelo Departamento de Proteção aos Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) e tem como objetivo prevenir e combater violências contra crianças e adolescentes.
A Polícia Civil reforça o pedido para que a população continue colaborando com informações, que podem ser enviadas de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS