Aconteceu na tarde desta quinta-feira (06), o encerramento da Jornada Pedagógica 2025, intitulada "Meio ambiente: Diálogos entre escola e desenvolvimento sustentável". Após três dias de atividades no ginásio Edilson Albuquerque, os profissionais da educação foram divididos em dois polos, sendo eles as escolas municipais Auta de Souza e José Pinheiro Borges, para participarem da oficina criativa Hackathon, que ocorreu de forma simultânea e em tempo integral.
A oficina criativa tem o objetivo de apresentar ideias de forma dinâmica e colaborativa para o desenvolvimento do Projeto Pedagógico Anual (PPA). A importância desse formato de oficinas é principalmente despertar nos professores da rede ideias para desenvolver habilidades de resolução de problemas, criatividade e pensamento crítico.
Patricia Varela, vice-gestora da Escola Municipal Iolanda Chaves Lucena, declarou que a oficina Hackathon foi uma experiência dinâmica, colaborativa e que reuniu participantes de diferentes áreas para solucionar desafios por meio da inovação e tecnologia. "O ambiente foi estimulante, incentivando o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Além disso, mentores e especialistas estavam presentes para nós orientar, contribuindo para o aprendizado e aprimoramento das ideias", relatou.
O secretário municipal de Educação, Ademar Júnior, destacou o modelo da oficina e o quanto ela é positiva. "Chegamos ao final de mais uma Jornada, e desta vez com um formato inovador, desafiador e extremamente inspirador: o Hackathon - Oficina Pedagógica Criativa. Esta experiência nos mostrou que a educação precisa ser viva, dinâmica e colaborativa. A construção do conhecimento acontece quando há envolvimento, quando unimos forças para solucionar problemas reais e transformar desafios em oportunidades", enfatizou.
"Temos o compromisso de fazer da educação um espaço de inovação e transformação social. Tivemos momentos de intensa troca de ideias, colaboração e, acima de tudo, nos colocou diante da necessidade de repensar nossas práticas pedagógicas. Aqui, não tivemos apenas palestras e reflexões teóricas; tivemos a oportunidade de criar, experimentar e propor soluções concretas para os desafios do nosso cotidiano escolar" disse o secretário.