Emídio Júnior destaca na Câmara Federal ações desenvolvidas em Macaíba em prol dos autistas

 



Durante a sessão solene em homenagem ao Dia do Orgulho Autista, realizada na manhã desta quarta-feira (27), na Câmara Federal, em Brasília, o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, foi convidado a subir à tribuna para falar sobre as experiências exitosas que o nosso município tem vivenciando através do trabalho realizado por sua gestão em prol de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando Macaíba como “cidade da inclusão”.



“É uma satisfação minha estar aqui na tribuna da Câmara Federal levando o nome do meu município nesta sessão alusiva ao Dia do Orgulho Autista, uma vez que sou pai atípico e muito me honra poder estar levando essa mensagem com o nome de Macaíba, que foi a primeira cidade no Rio Grande do Norte que abriu uma clínica de reabilitação voltada especialmente ao atendimento ABA, onde atendemos crianças e adolescentes dos 2 aos 18 anos. Posso dizer, com tranquilidade, que Macaíba hoje é a cidade da inclusão.”, expressou Emídio Júnior.



O gestor municipal citou as principais ações desenvolvidas na cidade, as quais tiveram início somente após o seu mandato, com ênfase especial na Clínica ABA Reabilitação Macaíba, inaugurada em 2024, configurando o primeiro centro da rede pública no Rio Grande do Norte especializado nesse tipo de terapia, ofertando multiterapias com fonoaudiologia, psicopedagogia e psicologia. 



Além da Clínica ABA, Macaíba também oferta consultas e atendimentos especializados na Policlínica Municipal Luiz Faustino da Costa, no Centro Municipal de Reabilitação José Vicente da Silva e Centro Especializado em Reabilitação do Instituto Santos Dumont (CER-ISD). Entre os atendimentos estão neuropediatria, neurologia infantojuvenil e adulto, bem como fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Já o CER-ISD, em parceria com a rede municipal, possibilita acesso a serviços como acolhimento, avaliação global, construção de Projeto Terapêutico Singular, assistência social e ações de extensão ligadas a esporte, lazer e cultura.



Outras ações desenvolvidas pelo município incluem transporte para crianças que fazem acompanhamento médico na capital potiguar, Natal; priorização no acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para as famílias de membros com TEA; ampliação do número de auxiliares em sala de aula que acompanham crianças com TEA, saltando de 60 profissionais, em 2021, para 190, em 2025; estruturação de salas multifuncionais que atendem alunos do 1° ao 9° anos, com atendimento individualizado e personalizado, observando as necessidades individuais; e, por fim, o projeto Esporte Adaptado, voltado para crianças e adolescentes dos 5 aos 15 anos.