Na manhã deste sábado (29/11), o prefeito Emídio Júnior assinou a ordem de serviço para a reforma total e ampliação da Escola Municipal Santa Luzia, localizada na comunidade quilombola de Capoeiras. A assinatura integrou a programação da quarta edição do programa Prefeitura nas Comunidades, realizada no próprio local durante o período da manhã. A obra faz parte do conjunto de ações da gestão municipal voltadas para o fortalecimento da qualidade da educação em Macaíba.
Atualmente, a escola conta com quatro salas de aula, uma sala coletiva para professores e direção, banheiro sem acessibilidade e cozinha sem revestimento cerâmico. A intervenção contemplará melhorias estruturais significativas, garantindo um ambiente adequado ao desenvolvimento das atividades educacionais e em conformidade com as normas técnicas.
Com a reforma e ampliação, a unidade passará a contar com cinco salas de aula, sala de informática, sala de leitura, pátio coberto para atividades e refeições, além de banheiros coletivos e acessíveis. Toda a escola receberá revestimento cerâmico, nova cobertura e forro, e será implantada uma sala exclusiva para professores e coordenadores. As mudanças representarão um salto importante na infraestrutura, acessibilidade e condições de aprendizagem para estudantes e profissionais.
O prefeito Emídio Júnior destacou que a educação é uma das prioridades de sua gestão. “A gente excluiu o leite com biscoito e colocou merenda de qualidade. Colocamos transporte escolar daqui de Capoeiras para o IFRN e para a EAJ. Ano que vem teremos novamente fardamento completo, novo e organizado para os nossos alunos”, afirmou.
O gestor também ressaltou que a reforma da Escola Municipal Santa Luzia era muito aguardada pela comunidade. “A escola passará de 360 m² para 600 m², é quase o dobro. E não é só pintura, é reforma e ampliação. A gente faz com amor, com garra, com compromisso, com dedicação, com carinho e com muito Deus no coração, porque até aqui Ele tem nos ajudado e vai nos ajudar muito mais. Essa escola será reformada com recurso próprio, e fazemos essas ações de forma equilibrada e organizada nos quatro cantos da cidade, para levar cada vez mais obras e ações a todas as localidades. Vamos continuar trabalhando e avançando”, destacou.
Durante o ato, a presidente da Câmara, Érika Emídio, entregou o certificado de reconhecimento da comunidade quilombola de Capoeiras como patrimônio cultural, da natureza e imaterial de Macaíba.
Estiveram presentes a vice-prefeita Raquel Rodrigues; o deputado estadual Kléber Rodrigues; a presidente da Câmara, Érika Emídio; e os vereadores Venício Filho, Otacílio Andrade, Socorro Nogueira e Edi do Posto.


