Auto na Terra de Auta” emociona público ao unir o nascimento de Jesus à cultura popular de Macaíba








O espetáculo “Auto na Terra de Auta” encantou o público na noite desta sexta-feira (19), em apresentação realizada no patamar da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O evento emocionou os presentes ao unir a celebração do nascimento do Menino Jesus à valorização da rica cultura popular do município.


Com roteiro e direção geral do artista macaibense Telmo Oliveira, o espetáculo contou com um elenco formado, em sua maioria, por artistas locais, reunindo diversas expressões culturais tradicionais de Macaíba. A montagem conduziu o público por uma verdadeira viagem pela identidade cultural da cidade, tendo como inspiração a poetisa Auta de Souza, símbolo da história e da literatura macaibense.


Na narrativa, um anjo anuncia a Maria que seu filho deverá nascer em uma terra marcada por uma cultura forte e diversa. Ao lado de José, ela segue em uma jornada até essa terra especial. Durante o percurso, o Mal tenta impedir a chegada, mas é enfrentado com a ajuda de personagens simbólicos da cultura popular, como Zé do Coité, e pela presença espiritual de Auta de Souza, que surge como um anjo em defesa da cultura local.


“Vivenciamos um espetáculo de encher os olhos, feito por artistas macaibenses, recontando de forma muito bonita a história do nascimento de Jesus, reunindo elementos da nossa cultura popular e valorizando as nossas raízes e personagens da nossa cidade, como Auta de Souza, Henrique Castriciano e Augusto Severo. Todos estão de parabéns. O Natal em Macaíba continua neste sábado, domingo e segunda-feira, com os shows na Praça Paulo Holanda Paz, que só ficam melhores com a participação do público”, afirmou o prefeito Emídio Júnior.


De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Sérgio Nascimento, esta foi a segunda edição seguida do evento e teve recorde de atuações, com a participação de aproximadamente 80 integrantes no elenco, das mais variadas faixas etárias, e o diferencial de um roteiro emblemático que valoriza a cultura macaibense fazendo um elo com a história milenar do nascimento de Jesus Cristo.


A montagem teve produção da Cia. Teatral Nascidos da Cultura e do Grupo Cultura em ‘Auta’, com direção de núcleos de Kael Lima. As coreografias ficaram a cargo do Grupo Arte e Dança da Escola Ativa, sob coordenação da coreógrafa Maria Rita, além da participação do Grupo de Maculelê Capoeira Nacional, coordenado pelo mestre Felipe Capu. Os figurinos foram desenvolvidos pelo Grupo Cultura em “Auta”, Cia. Nascidos da Cultura e Paulo Lyra, com locução, áudio e edição assinados por Ádamo Rocha.


Também estiveram presentes, ao lado do prefeito Emídio Júnior, a presidente da Câmara Municipal de Macaíba, Erika Emídio, e a vereadora Clarissa Matias.