Quatro escolas da rede municipal de ensino estão com matrículas abertas para o ensino fundamental anos iniciais e finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Podem se inscrever pessoas que possuem mais de 15 anos e não concluiram o ensino fundamental.
A EJA desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, oferece uma segunda oportunidade para aqueles que, por diversos motivos, não tiveram acesso à educação na idade regular. Além de ensinar a ler, escrever e calcular, esse modelo educativo valoriza as vivências dos alunos, resgatando sua autoestima e reafirmando o direito de todos a um ensino de qualidade.
As matrículas poderão ser feitas na secretaria da unidade em que o aluno deseja estudar, de segunda a sexta-feira, no horário do expediente. As escolas municipais que ofertam a EJA são: Auta de Souza (Centro), Manoel Duarte Filho (Canabrava), Santa Luzia (Cajazeiras) e o Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho - CERU (Traíras). Os documentos necessários são: CPF, RG, cartão SUS, comprovante de residência e também do último ano que estudou. Menor de 18 anos só será matriculado por um responsável.
Andrezza Simões, coordenadora de Formação Permanente da Secretaria Municipal de Educação, salientou que além de promover a inclusão social, a EJA contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e fortalecendo sua autonomia.