Crianças e adolescentes da APAE Macaíba deram um show de capoeira nas XXIV Olimpíadas Especiais das APAEs, Edição Nacional, em Brasília. Seis atletas de Macaíba se juntaram a outros seis atletas da APAE Natal para formar a delegação do Rio Grande do Norte e trazer o título de campeões na modalidade. Além do primeiro lugar na capoeira, a APAE Macaíba também foi quarto lugar no atletismo.
Ao todo, sete atletas fizeram parte da delegação macaibense. "A capoeira foi nossa maior referência. Foi com os meninos e meninas da capoeira que conquistamos o ouro. Nós passamos cinco meses treinando forte. Os treinos aconteciam duas vezes na semana, em Macaíba ou em Natal", contou o professor da equipe, Filipe Felix. Ele também foi acompanhado do educador físico João Marcos e da presidente da APAE Macaíba, Irene Vieira.
Para conquistar o ouro, a equipe investiu no Maculelê. "A gente montou um super Maculelê onde os meninos se reinventaram. Eles fizeram uma moldura muito forte, usaram adereços e bastões. A raiz da capoeira. E com essa parte teatral a gente conseguiu trazer esse título para o Rio Grande do Norte. Senti no olhar de quem estava assistindo que o título seria nosso", contou Felipe.
Com esse trabalho, a equipe acabou com a invencibilidade de 18 anos da Bahia na capoeira. "Já fazia 18 anos que a capoeira era vencida pela Bahia. Dessa vez a gente treinou forte. A gente sabia que era difícil, mas a gente sabia que era possível. E foi com esse pensamento e com os pés no chão, que a gente conquistou esse título", afirmou Felipe. O RN também foi campeão nas modalidades do Futsal e Bocha.
