Na tarde desta sexta-feira (7), o prefeito Emídio Júnior prestigiou a inauguração da unidade de ortopedia de baixa e média complexidade do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, ao lado da vice-prefeita Raquel Barbosa, em solenidade que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra. Trata-se da primeira desse tipo e porte para atender a Grande Natal.
O investimento foi da parte do Governo Federal e consistiu em mais de 10 milhões de reais. A medida é inédita em nível nacional.
A principal meta desse novo empreendimento de saúde é reduzir a excessiva demanda do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, situado na capital potiguar, que atualmente lida com todos os casos da região. Com a abertura da nova unidade, os pacientes que precisarem a partir de agora de atendimento em ocorrências que resultem em fraturas de baixa e média complexidade serão encaminhados para Macaíba através de um sistema de regulação.
No espaço, constam um centro cirúrgico, duas enfermarias, um consultório, uma sala de gesso e oito leitos ortopédicos. A iniciativa é fruto de uma articulação entre o Ministério Público do Rio Grande do Norte, Governo do Estado e os seis maiores municípios da região metropolitana de Natal: Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Extremoz e São José de Mipibu.
Em seu discurso, Emídio Jr. declarou: “É um momento de alegria de estarmos aqui vivenciando a abertura desse serviço que, com certeza, não desafogará somente o Walfredo Gurgel (hospital), mas trará mais dignidade aos pacientes do SUS que vão ser atendidos aqui no Hospital Regional em situações de média e baixa complexidade, que são a grande maioria dos casos. Eu não tenho dúvidas que será muito importante, principalmente para Macaíba, que vai ganhar esse atendimento aqui em nosso município. O serviço ficou bom de verdade, e quem ganha com isso é a população.”
A governadora Fátima Bezerra destacou a importância do novo empreendimento. “É uma imensa satisfação de estar aqui hoje para entregar esse serviço tão importante para Macaíba, para a região metropolitana e para o povo do Rio Grande do Norte, numa área sensível que é a Saúde. Com a instalação desse serviço, nós vamos conseguir dar um alívio ao hospital Walfredo Gurgel”, afirmou.